Braga, Porto, Aveiro e Lisboa são algumas das cidades em que o Google Street View vai recolher novas imagens para atualizar as informações disponibilizadas pelo Google Maps. Para além disso, a Google vai fotografar outras regiões e locais turísticos que não estão incluídos no serviço.

Em comunicado, a Google afirma que “o novo processo de atualização do serviço Street View surge na sequência de várias solicitações, por parte de utilizadores do Google Maps, de empresas e mesmo de autoridades turísticas, que confiam no Google Maps como ferramenta de ajuda à navegação e de promoção”.

O carro da Google equipado com câmaras ainda vai mapear e atualizar as imagens por toda a Europa. Nestas imagens, as faces e as matrículas fotografadas vão ser desfocadas. Os utilizadores ainda poderão solicitar a remoção de uma determinada imagem.

O Street View começou “como projeto experimental quando colocámos computadores num carro, fixámos câmaras, lasers e um dispositivo GPS no topo e demos uma volta para recolher as primeiras imagens”, refere a Google. Até então, o Google Maps já expandiu as visualizações panorâmicas em 360 graus para incluir locais de todos os sete continentes.