A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai ser inundada pela “arte de bem falar”, até 7 de maio. O tema escolhido é “Retórica e Política” e o painel de oradores conta com especialistas de retórica portugueses, espanhóis e também de toda a América Latina.

O primeiro Encontro Ibero-Americano de Retórica decorre dividido em sete sessões, com quatro painéis cada uma, que acontecem na Sala de Reuniões e também em algumas salas da faculdade. A sessão plenária inaugural foi proferida por Manfred Kraus, da Universidade de Tübingen (Alemanha), e por Elaine Sartorelli, da Universidade de São Paulo (Brasil).

No segundo dia, esta terça-feira, acontece a Assembleia Constitutiva da Organização Ibero-Americana de Retórica, à qual se segue, às 18h15, no Anfiteatro Nobre, a Sessão Plenária de Encerramento, proferida por Maria Alejandra Vitale da U. Buenos Aires (Argentina) e António Barbosa de Melo, ex-Presidente da Assembleia da República.

Ao terceiro dia do Encontro, 7 de maio, os participantes têm oportunidade de conhecer mais um pouco do Porto e da cultura portuense, num cruzeiro no Rio Douro até ao Pinhão, durante todo o dia. O programa completo está disponível aqui.

A paticipação no Encontro Ibero-Americano de Retórica está sujeito a inscrição prévia e tem o custo de cinco euros para estudantes e dez euros para o público geral.