Em plenos anos noventa, David Crane e Marta Kauffman criaram a série “Friends”. A 22 de setembro de 1994, o programa estreou na NBC. Dez anos e dez temporadas depois foi lançado o episódio 236, que marcou o fim da emblemática série, visto por mais de 52 milhões de pessoas. Uma década sobre o fim de Friends, os seis amigos que cantavam “I’ll be there for you” (Eu estarei lá para ti) ainda permanecem no mundo do pequeno ecrã. Rachel Green (Jennifer Aniston), Monica e Ross Geller (Courtney Cox e David Schwimmer), Chandler Bing (Mathew Perry), Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) e Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) são um grupo de amigos cujas peripécias fizeram história, numa série que prometeu não ter protagonistas.

“Friends” recebeu 63 nomeações para os prémios Emmy, dos quais ganhou seis. Jennifer Aniston e Lisa Kudrow arrecadaram um Emmy na categoria de atriz principal. Todos os atores foram nomeados, exceto Courtney Cox, a atriz mais reconhecida no início da série.

Em 2004, Kevin S. Bright, produtor, criou um spin-off, intitulado Joey, protagonizado por Matt LeBlanc, no qual a personagem Joey viajava para Los Angeles em busca de realização profissional. A série acabou por ser cancelada, ao cabo de duas temporadas, por falta de audiências.

Atualmente, as séries são uma parte vital do mundo do entretenimento televisivo. A par de “Friends”, foram muitas as séries que marcaram profundamente o público.

The Simpsons

É considerada a melhor série de todos os tempos. Estreou a 17 de dezembro de 1989 pela mão de Matt Groening e conta a história da família Simpson: Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie são a família comum americana, satirizada numa animação para adultos. “The Simpsons, o Filme” estreou a 26 de julho de 2007. A série continua no ar e conta com 26 temporadas e cerca de 550 episódios.

The Sex and the City

“O Sexo e a Cidade” conta a história de quatro amigas solteiras em Nova Iorque, desde os seus enredos amorosos às suas aventuras sexuais. Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), escritora de uma coluna no jornal New York Star, é a narradora da história ao longo das seis temporadas. A série, baseada no livro de Candace Bushnell, foi para o ar a 6 de junho de 1998 e terminou a 22 de fevereiro de 2004.

ER

Emergency Room (Urgências) é o nome da série médica mais longa da história da televisão, com 15 temporadas e 331 episódios. A ação desenrola-se no County General Hospital, em Chicago, centrando-se nas relações interpessoais dos médicos residentes. ER, criada por Michael Crichton, recebeu 23 prémios Emmy.

Baywatch

Na televisão, os anos noventa foram marcados pela série Marés Vivas, protagonizada por David Hasselhoff, no papel de Mitch Buchannon. A história centra-se num grupo de nadadores salvadores do Los Angeles County Lifeguards, a quem deram vida Michael Newman, Erika Eleniak, Pamela Anderson, Yasmine Bleeth, Alexandra Paul e David Charvet. O primeiro episódio de Baywatch foi para o ar a 22 de setembro de 1989 e, o último, a 14 de maio de 2001.

Star Trek

Espaço, 2260: Capitão James T. Kirk e a sua tripulação cruzam a Galáxia a bordo do USS Entrepise. A primeira série de Star Trek estreou a 8 de setembro de 1966 e findou a 3 de junho de 1969. Apesar disso, foram produzidos 12 filmes e seis séries com as novas aventuras das personagens concebidas por Gene Roddenberry, nos anos sessenta.

Dr Who

A série de ficção científica britânica, produzida pela BBC, conta a história de The Doctor, um humanóide viajante do tempo, cuja identidade não é certa. Dr Who esteve no ar de 1963 a 1989, num total de 26 temporadas. A 26 de março de 2005 foi lançada uma nova versão da séria, que é uma continuação direta da primeira. A personagem de The Doctor foi, ao longo dos anos, protagonizada por 12 atores.

CSI: Crime Scene Investigation

Em português, Crime Sob Investigação, foi criada por Anthony E. Zuiker e produzida por Jerry Bruckheimer. A série centra-se na ação dos agentes do Las Vegas Metropolitan Police Department. Poucos anos depois, foram lançadas as variações CSI: Miami e CSI: Nova Iorque. Em 2012, CSI: Las Vegas foi nomeado o programa de televisão mais visto de sempre. Estreou a 6 de outubro de 2000 e ainda permanece nas programações, a caminho da 15.ª temporada.

X-Files

Dois agentes especiais do FBI: Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) e a sua série de casos paranormais são o centro desta série de ficção científica, drama e mistério. O programa original estreou a 10 de setembro de 1993 e acabou em 19 de maio de 2002, com nove temporadas e 202 episódios.

The Sopranos

Tony Soprano (James Gandolfini) é um mafioso italo-americano de New Jersey, que recorre a uma psicóloga para resolver os seus problemas familiares e de negócios. Sopranos conta a sua história, da sua família e das suas conexões à Máfia. É considerada a série mais influente de todos os tempos, assim como a mais bem escrita. De 10 de janeiro de 1999 a 10 de junho de 2007, teve seis temporadas e 86 episódios.

Grey’s Anatomy

O Hospital Seattle Grace é o palco dos enredos interpessoais dos médicos concebidos por Shonda Rhimes. A protagonista Meredith Grey (Ellen Pompeo) é a narradora dos episódios, marcados por grandes reflexões. Atualmente, decorre a décima temporada, mas já estão confirmadas mais duas, da série que conta com mais de 220 episódios. Em 2007, Anatomia de Grey deu origem à série “Private Practice”, a partir da história de Addison Montgomery (Kate Walsh).