A Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos, acolhe a oitava edição do festival LeV – Literatura em Viagem, que se vai realizar no próximo fim de semana, de 9 a 11 de maio.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi a personalidade escolhida para a abertura oficial da edição deste ano do LeV. Os nomes escolhidos não estão todos relacionados com literatura de viagem, tendo como objetivo a diversificação do festival.

Durante esta edição do evento haverá também tempo para o lançamento do livro “A Janela de Saramago”, uma recolha do fotógrafo João Francisco Vilhena.

O dia 10 de maio, o segundo do festival, será dedicado a uma homenagem ao escritor José Rentes de Carvalho, nascido em Vila Nova de Gaia. Como principais convidados, a sessão conta com a participação de Bruno Vieira Amaral, de Carlos Nogueira e do ex-secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

No último dia, as palavras juntam-se aos acordes e Mafalda Veiga, Miguel Araújo e Verônica Ferriani encerram o LeV.

O festival é já tradição em Matosinhos e reúne, todos os anos, dezenas de escritores portugueses e estrangeiros. Nas últimas edições passaram pelo evento nomes como Gonçalo Cadilhe, Luís Sepúlveda, Mia Couto, Adolfo Garcia Ortega, Rentes de Carvalho, Sérgio Godinho, entre muitos outros nomes marcantes na literatura.