Quem, neste fim de semana, entrava no Clube dos Fenianos deparava-se com a escadaria alta que levava ao primeiro piso. Aí estava a porta alta, em vidro, iluminada por um candelabro dourado. Dessa mesma porta, saía Natália Correia, de cigarrilha na mão, penteado bob e um vestido cintado de um verde musgo. Atrás dela, vinha Florbela Espanca acompanhada por Almeida Garrett. A viagem no tempo tinha já começado.

O Bairro dos Livros é uma causa que pretende divulgar o livro e a leitura através de um evento mensal, a cada segundo sábado de cada mês, no espaço das livrarias, dos alfarrabistas e da rua da baixa do Porto. Para este evento, juntou-se aos bairristas o programa radiofónico de José Duarte “A menina dança?”.

Isabel Rocha, do Bairro dos Livros, explica que “o José Duarte já tinha mostrado muita vontade de fazer um ‘a menina dança?’, na cidade do Porto”. “Achamos que o Baile Literário dos anos 20 seria a oportunidade perfeita para juntar o útil ao agradável”, revela. Para aqueles que não sabiam o que vestir para a ocasião, o espaço contava com a presença de uma loja de roupa e acessórios vintage, bem como de uma maquilhadora.

Com este leque de participantes, os anos loucos voltaram ao Porto, numa noite que teve ainda a atuação Burlesque dos Alunos de Apolo, Jazzé com a Invicta Big Band, DJ Scotch da Smooth FM, e ainda Paulo Mesquita, ao piano, com José Duarte.

Ao longo da noite, as personagens literárias, encarnadas pelo grupo de teatro do Clube dos Fenianos, foram recitando poemas e versos da própria personagem. Pelas duas horas da manhã, era tempo de voltar a 2014. Entretanto, o Bairro dos Livros promete voltar, com mais um evento, no segundo sábado do mês de junho.