“Iterance”, ou fazer de novo, repetir, em português. É esta a ideia base do novo projeto do realizador Sérgio Manuel Silva, finalista do mestrado em Fotografia e Cinema Documental, na Escola Superior de Músicas e Artes do Espetáculo (ESMAE).

O documentário pretende deixar no ar a ideia de repetição de um ciclo. “As pessoas estão um pouco preocupadas e revoltadas com aquilo que se pode passar daqui para a frente. Tal como eu, muita gente encontra semelhanças entre este período e o grande período de recessão que antecedeu a II Guerra Mundial”, explica Sérgio Silva ao JPN.

A campanha de crowdfunding foi lançada na plataforma Indiegogo e tem como objetivo angariar 2800 euros até 24 de maio. A finalidade? Possibilitar a rodagem da parte final do filme em Berlim e a distribuição da obra por festivais nacionais e internacionais. “Quando surgiu a hipótese de filmar em Berlim, fiz as contas e decidi que o melhor seria recorrer a este meio para obter financiamento. A minha esperança era que as pessoas nessa linha de pensamento resolvessem contribuir para ajudar a espalhar a mensagem de alguma forma, numa espécie de alerta para os tempos em que vivemos”.

Ainda assim, a campanha “não está a correr como esperado”, uma vez que, lançada há mais de um mês, neste momento reúne apenas 8% do financiamento necessário. “Tenho tido feedback positivo das coisas que vou pondo nas páginas do filme, tenho obtido ajuda de outras formas, seja com ofertas, como fazer a banda sonora sem cobrar, meios de produção em Berlim, mas o resultado financeiro está longe do que esperava”, considera Sérgio, admitindo que o tema do filme o prejudica na altura de procurar investimento na Internet.

Os que colaborarem no financiamento do filme, poderão escolher quanto investir, recebendo em troca recompensas que irão desde imagens impressas a crédito enquanto produtores executivos.

Do Porto para Berlim

As filmagens em Portugal estão já concluídas. “Tive a ajuda da faculdade e consegui o apoio de uma produtora privada que me está a fornecer o material e me está a ajudar em toda a produção. Filmei grande parte do filme no Porto”, explica Sérgio Silva. Ruínas e locais abandonados, entre Portugal e Alemanha, são os cenários de eleição.

Duas personagens de tempos históricos distintos conduzem-nos pelas suas experiências e histórias, antes da II Grande Guerra, e durante a crise atual. “Apesar de ambas as personagens serem ficcionadas, parto de testemunhos reais”, explica o realizador, destacando que o trabalho de preparação realizado. “No Porto, andei a acompanhar uma associação que distribui comida a sem-abrigos. Para os testemunhos da segunda guerra mundial, vi os de sobreviventes em vários sites na internet”.

O filme conta ainda com a colaboração da escritora romena Cornelia Iordache e do ator alemão Konstantine Keidel, que gravará parte da voz off do filme.