A edição de 2014 do Fusing Culture Experience tem mais novidades. Depois da divulgação do cartaz musical completo, desta vez, é o desporto que traz algo de novo. O surf ganha especial relevo, este ano, com a criação de uma surf village na praia do recinto.

A surf village promete ser um espaço “cheio de carisma”, com “espírito surfista” e com “uma grande onda”. Pelo menos, é isso que afirma João Ferreira, coordenador da vertente de desporto no Fusing, para quem a surf village surge como consequência do conceito de fusão do próprio festival. Segundo João Ferreira, a ideia é abranger todos os desportos praticados nas praias da Figueira da Foz.

E esses desportos não se limitam ao surf. Por considerar que “estas modalidades estão ao alcance de qualquer um”, o Fusing vai organizar aulas de bodyboard, kayak, jet sky, skymming, surf adaptado e batismos de vela. Tudo com o objetivo de “desmistificar a cultura do surf e dos que surfam”, no que de melhor a cultura náutica da Figueira da Foz tem para oferecer.

Para além disto, vão ser disponibilizadas pranchas de paddle surf e kayaks, para utilização gratuita durante todo o evento, e vai ser montado um slide “gigante” para a água que promete ser uma das principais atrações deste festival e “uma das formas mais originais de assistir aos concertos”.

A pintura personalizada de pranchas de surf e bodyboard ou as demonstrações ao vivo da construção de pranchas por ‘shappers’ profissionais são outras das atividades que a surf village reserva a todos os festivaleiros.

Por fim, da surf village vai fazer parte ainda o “Fusing Kids”, um espaço direcionado para os mais novos, onde as crianças vão poder experimentar os desportos náuticos, fazer jogos na água e até ter algumas aulas.

O Fusing 2014 chega à Figueira da Foz a 14 de agosto para três dias de uma fusão única entre música, desporto, arte e gastronomia.