A empresa canadiana OMsignal desenvolveu uma camisola capaz não só de capturar as reações do corpo ao execício físico, mas também de detetar anomalias no organismo do utilizador. A t-shirt mede o batimento cardíaco, a velocidade e a profundidade da respiração, a intensidade da atividade, a distância percorrida e as calorias consumidas e gastas. Mas este não é um aparelho médico, pelo que não substitui um profissional de saúde.

Apesar de ser especialmente concebida para acompanhar o utilizador nas suas idas ao ginásio e exercícios ao ar livre, esta também é uma aplicação dedicada à manutenção de um estilo de vida saudável e livre de stress.

Usa-se como qualquer peça de roupa, desde que esteja em contacto permanente com a pele e conectada ao aparelho que a empresa nomeou a “pequena caixa preta”. Os dados biométricos são, simultaneamente ao exercício ou mais tarde, transferidos para o iPhone ou sistema iOS através de bluetooth. A OMsignal promete avançar para o mercado Android no final deste ano.

Atualmente, esta “roupa inteligente”, é fabricada apenas em modelos masculinos, de adulto. Contudo, a marca garante estar a conceber o produto para mulheres e crianças, uma vez que os sensores necessitam de ser adaptados a diferentes morfologias. Os modelos disponíveis estão disponíveis para encomenda no site oficial e custam cerca de 145 euros, com a “pequena caixa preta” incluída. As entregas estão assinaladas para este verão.

“E se você não foi feito para correr com a multidão?” (What if you are not meant to run with the crowd?) é o mote da campanha publicitária levada a cabo pela empresa canadiana, fundada em 2011 por Stephane Marceau e Fred Chanay.