O Rock Challenge é um concurso de bandas promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e que se destina a bandas rock de qualquer nacionalidade, “com o objetivo de dar a conhecer talentos emergentes”, informou esta terça-feira, em comunicado, a autarquia.

Os vídeos que cada banda tem de enviar para concurso serão avaliados por um júri, “composto por cinco profissionais ligados ao Rock da última década”, especifica a Câmara. Serão selecionadas 21 bandas (o anúncio será feito a 30 de maio), tendo em conta a qualidade de melodias e letras, desempenho dos músicos na execução das peças e originalidade.

Inscrições acabam a 24 de maio

As inscrições estão abertas até 24 de maio e o concurso tem data prevista de término a 6 de setembro. Para participar, cada banda tem que fazer upload de um vídeo do grupo a tocar uma música original no site oficial. No entanto, quem preferir, também pode entregar o vídeo, presencialmente, nas casas da juventude de S. Mamede de Infesta, Matosinhos e Santa Cruz do Bispo. A inscrição custa 20 euros.

A fase seguinte do concurso será acolhida pelo Mercado Municipal de Matosinhos, onde duas ou três bandas disputarão “batalhas” de seis músicas, no total. A banda que ganhar segue para a eliminatória seguinte e assim sucessivamente até à final.

“The Cavern Club”: o local inicial da carreira dos Beatles

A final será disputada por dois grupos, que serão convidados a realizar um concerto ao vivo no “Arte Fora de Sitio”, festival de artes performativas também promovido pela Câmara. O prémio será uma viagem a Londres para gravarem quatro temas e tocarem no clube “One Hundred” e também uma viagem a Liverpool, onde poderão tocar no “The Cavern Club”, mundialmente conhecido por ser o local inicial da carreira dos Beatles.

Os transferes internos, um hotel para quatro dias e uma equipa de filmagem para registar todos os momentos da viagem estão incluídos no prémio da banda vencedora, garante, no comunicado, a Câmara Municipal de Matosinhos.

Notícia atualizada às 13h10 de 15 de maio de 2014. Foi corrigida a data limite de inscrições, que passou de 19 de maio para 24 de maio.