Braço robótico revolucionário nos EUA

Foi agora aprovado para comercialização um braço robótico inovador capaz de manusear objetos frágeis. Esta prótese revolucionária poderá mudar a vida de muitos amputados ao permitir-lhes uma liberdade de movimentos nunca antes obtida. Dean Kamen, também inventor da Segway, ainda não revelou o preço de cada unidade, embora acredite ser acessível a ex-combatentes ou a pessoas com seguros médicos. A prótese foi batizada como “Luke”, em homenagem à personagem da “Guerra das Estrelas”, Luke Skywalker.

A decorrer na Nave Desportiva de Espinho, o Robótica 2014 vai consistir em competições entre robôs, demonstrações e palestras. A propósito da organização do festival, também o Museu Municipal de Espinho vai receber a conferência IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions.

A organização conta ainda com vários investigadores e docentes do Instituto Politécnico do Porto, e das Universidades de Aveiro, Braga e Porto. As atividades serão gratuitas para o público em geral.

O Festival Nacional de Robótica existe desde 2001 e tem como objetivo a promoção da ciência e da tecnologia. Realiza-se anualmente em cidades distintas e depois de passar por Lisboa em 2013, é a vez de Espinho.