Desde quarta-feira que o Mosteiro de Pedroso é Monumento de Interesse Público. A distinção, publicada em Diário da República, reconhece assim o valor material e histórico do edifício que, apesar de “profundas transformações sofridas ao longo do tempo (…), ainda assume o valor simbólico de um mosteiro beneditino de fundação anterior à própria nacionalidade, conservando de alguma forma a unidade edificada da igreja e edifícios complementares, integrados num notável enquadramento agrícola e florestal”.

“O Mosteiro foi um catalisador civilizacional e cultural”

Em declarações ao JPN, padre Vítor Pinto, da Paróquia de Pedroso, mostra-se muito satisfeito pela distinção. “Não interpretamos esta classificação como um prémio, é uma distinção que valoriza o nosso património, que foi um verdadeiro catalisador civilizacional e cultural da região”.

Padre Vítor explica que o Mosteiro de Pedroso teve um “papel social muito relevante” na vida dos habitantes da antiga freguesia, pois servia de apoio e fixava a população. No entanto, é a própria paróquia que assume que o Mosteiro é apenas um “simulacro anacrónico do edifício românico que foi”.

Na verdade, o Mosteiro foi deixado em ruínas por ausência de obras e melhoramentos, o que implicou a reconstrução total em 1930. “Motivada por necessidade de culto e assistência à paróquia da antiga Igreja monacal, a reconstrução da Igreja transformou profundamente a escala e volumetria do antigo templo”, diz a paróquia.

O Mosteiro fica situado na União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo.