A cidade do Porto vai acolher um encontro de amantes da rede social Instagram, neste sábado. A iniciativa surge com a 9.ª edição do Worldwide Instameet, um evento que junta a comunidade de instagrammers em várias cidades por todo o mundo.

No Porto, o encontro vai acontecer nos jardins do Palácio de Cristal. A organização ficou a cargo da conta @igersoporto e, assim, um grupo de instagrammers vai estar no terreno para apoiar e estruturar o evento. No sábado esperam-se não só habitantes da Invicta, mas também estudantes Erasmus e turistas que estejam de passagem pela cidade.

Instameet também em Lisboa

Não é só a Invicta que vai acolher este encontro de instagrammers. Na capital, os amantes de fotografia vão encontrar-se às 14h30, no jardim junto ao rio, por baixo da ponte Vasco da Gama. Os lisboetas são convidados a vestir-se de azul e branco, a temática do evento que quer relembrar os azulejos da cidade e as casas alentejanas.

A ideia destes encontros partiu e é promovida pelo próprio Instagram. No Porto, os instagrammers responsáveis esperam, pelo menos, entre 25 a 30 pessoas, mas no evento criado no Facebook já existem 41 confirmações.

No plano para este dia, e depois do encontro junto à biblioteca Almeida Garrett, há espaço para momentos de convívio, onde os participantes vão poder conhecer as caras que fotografam e partilham nesta rede social. Depois segue-se um photowalk pelos jardins do Palácio de Cristal, que vai permitir continuar o clima de convívio, mas desta vez com espaço para mostrarem através dos filtros do Instagram a realidade que estão a ver.

As fotografias do evento vão poder ser partilhadas com a hashtag do evento no Porto – #instameetporto – ou do evento internacional – #WWIM9. A organização da Invicta não escolheu um tema pré-definido para as fotografias.

Esta não é a primeira vez que o Porto participa neste género de encontros. Em 2013, o Instameet Porto levou os participantes num passeio pelo Rio Douro. Este ano, o InstaMeet Porto acontece no sábado, 17 de maio, às 15h, nos jardins do Palácio de Cristal.