Há quem diga que “só a conversar é que a gente se entende”. Por isso, a Fundação da Juventude, instituição privada e de interesse público sem fins lucrativos, tem-se mostrado empenhada em promover o debate de assuntos de algum modo relacionados com os jovens portugueses.

Desde educação ao emprego jovem, à inclusão social e ao voluntariado, há temas e questões globais que, de acordo com a Fundação, devem ser discutidos entre especialistas, dirigentes políticos e, claro, jovens. É o que se pretende com as “Jornadas da Juventude”, este mês, através da realização de Seminários Regionais e da existência de um espaço online para debate.

O primeiro seminário das Jornadas da Juventude está marcado para dia 19 de maio, segunda-feira, no auditório 2C da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e as confirmações de presença devem ser efetuadas para [email protected] ou para 223 393 530. O programa terá início às 9h30 e contará com uma Mesa Redonda e uma Sessão Plenária de apresentação de resultados.

Na Mesa, estarão presentes Guilhermina Rego (vice-presidente da Câmara Municipal do Porto), Vítor Moura Pinheiro (diretor executivo na Garantia Jovem – Instituto do Emprego e Formação Profissional), Carlos Brito (pro-reitor da Universidade do Porto para a área do Empreendedorismo), Manuel Barros (diretor regional norte do Instituto Português do Desporto e Juventude), Joana Branco Lopes (presidente do Conselho Nacional da Juventude) e Ruben Alves (presidente da Federação Académica do Porto).

O moderador será o Presidente Executivo da Fundação da Juventude, Ricardo Carvalho, e como relator, para apresentar os resultados, estará presente Rui Nunes, da Câmara Municipal do Porto.

Seguem-se dia 22 o Seminário Regional no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e dia 26 de maio o Seminário na Faculdade de Economia do Algarve.
Em outubro, serão, por fim, apresentados os resultados das discussões dos Seminários e do fórum online, para que possam ser tomadas medidas que conduzam a um crescimento sustentável.

As “Jornadas da Juventude” têm o apoio do Programa Juventude em Ação e resultam de parcerias com o Conselho Nacional da Juventude, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, o Instituto Português do Desporto e Juventude, as Câmaras Municipais do Porto, de Cascais e de Faro, a Reitoria da Universidade do Porto, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e a Universidade do Algarve.