Há 35 anos, corria o longínquo ano de 1978, Zé Pedro, Kalú, Tim e Zé Leonel davam início àquela que é hoje, considerada por muitos, a maior banda de rock portuguesa de todos os tempos. Dessa formação, a original dos Xutos & Pontapés, saiu Zé Leonel, então vocalista, e entraram João Cabeleira, atual guitarrista, e Gui, saxofonista.

Com 13 albúns originais já editados e por entre músicas que se tornaram verdadeiros hinos – “Homem do Leme”, “Maria”, “Casinha”, “Ai se ele cai”, “À minha maneira”, “Contentores”, entre outros -, a banda de Tim e companhia criou um caminho de sucessos infindáveis. Neste domingo, o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, aplaudiu de pé os “Xutos” e consagrou um legado invejável, com o prémio “Mérito e Excelência”.

Tim, Kalú, Cabeleira, Gui e Zé Pedro subiram ao palmo para receber, das mãos de Pinto Balsemão, o galardão. Zé Pedro, como é apanágio, falou em nome da banda e destacou a importância de um “prémio que faltava na carreira”, agradecendo depois aos fãs e a toda a gente que acompanhou os 35 anos de banda. O prémio “Mérito e Excelência” surge depois de, em 2009, serem distinguidos pela MTV com o galardão de melhor banda portuguesa.

Música bem representada

Ainda na música, os Deolinda foram eleitos como “Melhor Grupo”, Gisela João a “Melhor Intérprete Individual” e a melhor música foi “Para os Braços da Minha mãe”, de Pedro Abrunhosa e Camané.

“É o amor”, de João Canijo, foi considerado o “Melhor Filme”

O Filme “É o amor”, de João Canijo, conquistou o Globo de Ouro para “Melhor Filme”. Lançado nos cinemas em abril de 2013, esta longa-metragem acompanha o dia-a-dia das mulheres das Caxinas e conta a história de paixão vivida entre uma delas e um pescador, marcada pelas dificuldades de sobrevivência.

Rita Blanco foi distinguida com o prémio de “Melhor Atriz”, por “A Gaiola Dourada”, e Pedro Hestnes foi eleito o “Melhor Ator”, pela performance no filme “Em Segunda Mão”.

João Perry foi o “Melhor Ator”, no Teatro

Na categoria de Teatro, Maria José Pascoal venceu a categoria de “Melhor Atriz”, pela participação em “O Palácio do Fim”, João Perry o de “Melhor Ator”, pela peça “O Preço”, e a “Melhor Peça/Encenação” foi para “O Público”, de António Pires.

Cristiano Ronaldo ganha mais um prémio

No Desporto, Sara Moreira foi considerada a “Melhor Desportista Feminina”, Cristiano Ronaldo o “Melhor Desportista Masculino” e Paulo Bento venceu o prémio de “Melhor Treinador”.

Sara Sampaio reconhecida “lá fora” e “cá dentro”

Na moda, Sara Sampaio foi eleita a “Melhor Modelo Feminina”, Fernando Cabral o “Melhor Modelo Masculino” e Pedro Onofre o “Melhor Estilista”.