São 400 participantes, com idades entre os 17 e os 25 anos, e representam 47 profissões diferentes, que abrangem áreas distintas como: engenharia e tecnologia, turismo, artes criativas, tecnologias de informação ou serviços sociais.

O Campeonato das Profissões decorre entre 25 e 30 de maio, e tem como objetivos sensibilizar profissionais e empregadores para a importância da formação profissional, promover as competências, bem como potenciar a empregabilidade, dos participantes. Para cada competição, individual ou em equipa, vão existir jurados a avaliar as competências e capacidades dos concorrentes.

Ciclo de Seminários de 26 a 29 de maio

Enquanto decorre o Campeonato das Profissões, o IEFP organiza seis seminários, que contam com a participação de empresas, associações, centros de formação profissional, estabelecimentos de ensino e especialistas de diferentes áreas e setores de atividade. Os programas podem ser consultados aqui, onde também se pode fazer a inscrição para os debates.

Os vencedores do Campeonato terão a possibilidade de ser selecionados para representar Portugal no 4º Campeonato Europeu das Profissões (EuroSkills) a decorrer em Lille (França), no mês de outubro e, posteriormente, no 43º Campeonato Mundial das Profissões (WorldSkills), que se realiza em São Paulo, em agosto de 2015.

O Campeonato das Profissões terá lugar nos pavilhões do Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto, e também no centro comercial Dolce Vita (provas de vitrinismo) e na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (provas de cozinha, pastelaria e serviço de mesa e bar). A entrada para o campeonato é livre, de 26 a 28 de maio, entre as 10h00 e as 18h00, e a 29 de maio, entre as 10h00 e as 13h00.

Sobre o Campeonato das Profissões

A iniciativa surgiu nos anos 50, quando Portugal e Espanha começaram a disputar os primeiros torneios de profissões, iniciativa que conduziu à criação da organização WorldSkills International, que começou por se cingir a países europeus, mas que se tornou numa organização mundial, em 1970.
Em 2007, foi criada a WorldSkills Europe, destinada à organização das competições europeias. Atualmente, os campeonatos mundiais da WorldSkills contam com 50 países concorrentes.