A lista do 10Best.com não engana: Portugal é, para a maior parte dos utilizadores do site especializado em travel, o país mais subvalorizado da Europa e dominou, desde o primeiro momento, a votação para o prémio de Melhor País Europeu.

Segundo o site, que pertence ao USA Today, um dos maiores jornais dos Estados Unidos, “lido por sete milhões de leitores diariamente” e “líder em aplicações móveis”, conforme se pode ler no site oficial, “Portugal conquistou os corações dos leitores e assegurou a fatia de leão dos votos”.

“Portugal é menos icónico do que outros países mais conhecidos, mas oferece um vasto leque de oportunidades para os viajantes: aldeias charmosas, comida fantástica, música regional fascinante, descobertas culturais, uma costa belíssima e até surf de classe mundial”, diz o 10Best.com.

No top 10 dos países europeus, Itália ficou em segundo lugar, enquanto Áustria ocupou o terceiro. Alemanha, Reino Unido, Espanha, Irlanda e França continuam a lista. A grande surpresa vai mesmo para a Islândia, que ultrapassou “países mais quentes” como a Grécia ou Croácia, para chegar a um respeitável oitavo lugar no ranking.

O site garante que todos os nomeados foram escolhidos por “especialistas da indústria de viagens”. A publicação não especifica a percentagem de votos para cada país.