Se na próxima sexta-feira estiver a passear pela Feira e se deparar com uma enorme bicicleta circular, não estranhe. O Rodafonio da Factoria Circular estreia-se no festival mas promete um ambiente de irreverência, energia e boa disposição. Há 14 anos que Santa Maria da Feira tem sido palco para o maior festival de Artes de Rua realizado em Portugal e este ano são 502 os artistas a participar, vindos de 42 companhias nacionais e internacionais.

Durante dois dias, será possível assistir a espetáculos com “diferentes visões transfiguradoras” da realidade e “plena de emoções”, sempre apelando à interatividade. De acordo com o site do festival, o objetivo da edição deste ano é “(re)pensar a sociedade e a cidade dos nossos dias, levando a um conjunto de dogmas e preconceitos”.

Espetáculos, workshops e formações para todos

O MEO Imaginarius conta com 35 espetáculos e projetos artísticos e 139 apresentações e intervenções de rua, tendo as companhias locais, um grande destaque na programação desta edição. O movimento urbano dos All About Dance, a construção da sociedade contemporânea do Projeto EZ, a manipulação de marionetas das Marionetas da Feira e do Projeto Alquimia, a exploração dos “fantasmas” do antigo Tribunal da Feira pelos Persona, serão algumas das criações artísticas presentes no festival.

Quem não quiser apenas apreciar os espetáculos, mas também colocar as suas habilidades à prova, poderá fazê-lo com um dos workshops disponíveis MEO Imaginarius. O festival vai disponibilizar ações de formação dirigidas a diversos públicos, feitas por companhias nacionais e internacionais.

Entre os formadores está a companhia de circo francesa cirkVOST, especializada em construção de estruturas artísticas e artesanato em bamboo e Paulina Almeida, da Alemanha especializada em teatro físico.

14.ª edição traz espaço especialmente dedicado ás crianças

Pela primeira vez, as crianças vão ter um papel de destaque no festival, com um espaço dedicado aos mais pequenos. Chama-se Imaginarius Infantil e quer fomentar a educação para as artes performativas e um contacto com novas realidades.

Para além disso, desde 2009, o festival lança através do Mais Imaginarius o desafio aos jovens artistas de apresentarem as suas capacidades em espaço público, desde a dança à música, passando pelo novo circo, performance ou instalação. Ao longo dos anos, são cada vez mais as criações expostas no concurso o que espelha a vontade e a importância da arte no meio juvenil. Também os vencedores do prémio Mais Imaginarius 2013 mostram o seu talento, aliando a estética, ao movimento e ao som e apresentando, em estreia absoluta, Land(e)scape.

Para os mais curiosos, nas noites desta quarta e quinta-feira, será possível espreitar 12 ensaios dos espetáculos de estreia no MEO Imaginarius. O Festival Internacional de Teatro de Santa Maria da Feira com com o alto patrocínio da MEO e organização da Câmara Municipal.