Depois de preencher alguns dados demográficos, o EUVox 2014 apresenta 30 questões sobre assuntos ligados ao Parlamento Europeu e às políticas europeias, assim como alguns temas polémicos que marcam a agenda política na Europa mas também em vários países, como por exemplo as restrições à entrada de imigrantes ou o download de material protegido com direitos de autor para uso privado, entre outras questões.

Depois das 30 perguntas, a aplicação pergunta ao utilizador o posicionamento político em que mais se revê (mais para a esquerda, para a direita, ou ao centro), além do posicionamento político dos partidos que se candidatam às eleições de domingo.

De seguida, verifica-se o mesmo processo, desta vez quanto ao posicionamento ideológico – mais libertário ou mais conservador -, bem como para o posicionamento quanto à Europa – mais ou menos europeísta. O último passo antes dos resultados prende-se com a probabilidade – medida de 0 a 10 – do utilizador votar nos partidos candidatos.

Os resultados apresentados são vastos: o primeiro ecrã representa a correspondência do utilizador com os partidos políticos portugueses que se candidatam às europeias – quanto mais alto o valor, mais alta a correspondência, que funciona como uma recomendação de voto.

A aplicação disponibiliza ainda o mapa político de cada utilizador, a tendência dos outros utilizadores da aplicação, a correspondência com partidos europeus, além de apresentar as respostas de cada partido português às perguntas que foram colocadas ao utilizador, confrontando as duas posições.

O site foi criado por um consórcio de investigadores ligados ao Kieskompas e ao PreferenceMatcher, e apoiado pelas Universidades de Twente, Amesterdão e Tecnologia de Chipre, além do Centro para a Democracia de Aarau, na Suíça.