De 22 de maio a 8 de junho, da Baixa do Porto à Ribeira, um vasto leque de restaurantes e bares dá a conhecer várias iguarias tipicamente portuguesas a um preço convidativo: 3 euros por uma tapa especialmente criada para o evento “Rota das Tapas”, acompanhada de um cerveja Estrella Damm, fundadora desta iniciativa que nasceu em Barcelona e é já uma tradição. Este é um percurso criado a pensar em quem gosta de petiscar, conviver e saborear a verdadeira tradição da cervejaria.

Locais aderentes

– Casa do Carmo
– Canelas de Coelho
– Tapas Club Louge Bar
– Máximo
– Trinkas
– Baixaria
– La Scala
– À Parte
– Moonshine
– Serrote Bar
– Bom de Sal
– Das Tripas Coração
– Oli
– Tasquinha dos Sabores
– Café Lusitano
– Real Feytoria

Os que se aventurarem neste roteiro podem ser premiados com uma viagem a Barcelona e ainda ganhar uma refeição no conceituado restaurante Tickets. Para isso basta preencher um passaporte destacável do mapa com três carimbos de diferentes locais, colocá-los na tômbola de um dos restaurantes aderentes e partilhar uma fotografia no Instagram, com a hashtag #rotadastapas, ou fazer o upload da fotografia no Facebook da Estrella Damm.

Também os estabelecimentos aderentes serão premiados, com a eleição das duas melhores tapas, uma escolhida pelos consumidores e a outra por um júri profissional constituído por elementos da Estrella Damm e pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.

“Tapa do focinho ao rabo”

O Baixaria, na Rua do Almada, por exemplo, é um dos espaços que vai disponibilizar tapas, neste caso, “salgados dá sorte”, fritos com recheio “à sorte”, isto é, ao acaso. Já pela Rua Ferreira Borges muitos farão Das Tripas Coração para resistir à “tapa do focinho ao rabo”, ou seja, uma fatia de pão barrado com pasta de azeitona, tomate e pimento, terrina de carne de porco laminada com mistura de alface e maçã.

Esta é já a terceira edição da Rota das Tapas em Lisboa e pela primeira vez a iniciativa acontece na Invicta. Para quem não resiste a um bom petisco, durante 18 dias pode acompanhar aqui o roteiro gastronómico.