Para abrir a época popular na cidade da Invicta, o São João alia-se às três dimensões para uma projeção que vai transformar a fachada da Câmara Municipal do Porto (CMP) num ecrã de multimédia. Durante todo o fim de semana, aqueles que passarem pelos Aliados vão ter oportunidade de ver esse espetáculo de forma gratuita.

O evento deste fim de semana é o primeiro de seis em que a animação sanjoanina vai invadir a Invicta.

A inauguração do show de multimédia será na sexta-feira, 23 de maio, pelas 22 horas, a marcar a contagem decrescente de um mês para a “noite mais longa do ano”. O presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, irá marcar presença para assistir ao espetáculo.

Contudo, esta sessão não será única e já estão agendadas outras sessões diárias. Tanto no dia 23 como no dia 24, a apresentação será projetada às 22h, 22h30, 23h, 23h30, 00h, 00h30 e 01h. No domingo, 25 de maio, serão apenas três, as exibições: às 22h, 22h30 e 23h.

A exibição em 3D foi desenvolvida pela Agência Gema e teve como inspiração uma tapeçaria de Guilherme Camarinha, que consagra os festejos sanjoaninos através de simbologia profana e sacra. O historiador Joel Cleto também colaborou na conceção da ideia original.

Segundo Hugo Neto, administrador executivo da empresa municipal PortoLazer, a iniciativa surge para preservar a Festa do São João e “abraçar verdadeiramente todas as gerações de portuenses” e “continuar a conquistar cada vez mais adeptos fora da cidade e do país”.

Notícia atualizada com mais informação, às 19h04 do dia 21 de maio de 2014