A 25 de maio celebra-se o Dia Internacional da Tiróide, uma das maiores glândulas do corpo humano que influencia os destinos de orgãos tão importantes como o coração, o cérebro ou os rins. No entanto, é também alvo de problemas frequentes, sendo que um em cada dez portugueses sofre com uma doença associada.

Nervosismo, aumento da frequência cardíaca, inquietação, dificuldades em dormir, oscilações de peso ou depressão são alguns dos sintomas de potenciais problemas na tiróide, mas que podem ser facilmente associados a outras patologias menores.

Sabia que…?

– a tiróide é frequentemente referida como a “glândula borboleta”, por causa da forma similar
– o cancro da tiróide é o quarto tumor mais frequente nas mulheres
– os problemas mais frequentes são o hipotiroidismo (quanto as hormonas da tiróide estão em quantidade insuficiente no sangue) e o hipertiroidismo (quando a tiróide produz hormonas em quantidades excessivas)

Com o objetivo de sensibilizar a população para a procura de informação e para o diagnóstico precoce, cada vez mais fundamentais, o Ipatimup promove assim um dia dedicado ao esclarecimento, a acontecer precisamente a 25 de maio. A partir das 11h, o auditório do instituto recebe um painel de peritos, com Sobrinho Simões entre eles, para discutir temas como “Nódulos da Tiróide”, “Tiroidite de Hashimoto” e “Iodo, tiróide e gravidez”.

Os nomes podem não ser muito esclarecedores para o comum cidadão, mas é precisamente para desmistificar estes conceitos que o Ipatimup convida qualquer pessoa a participar. Perguntas são bem vindas e médicos e investigadores estarão prontos a esclarecer todas as dúvidas e a partilhar novas descobertas científicas.

Testes gratuitos no dia a 24 de maio

Mas pouco antes disso, um desafio: “Sabe como está a saúde da sua tiróide?”. A partir das nove e até ao início da palestra, pode usufruir de testes gratuitos, como a ecografia da tiróide e a medição dos níveis de TSH (a hormona estimulante da tiróide). O único requisito é pré inscrever-se até sábado, dia 24, já que as vagas são limitadas (basta enviar um e-mail com o nome e o contacto para [email protected]).

Esta iniciativa surge no âmbito do programa de comemoração dos 25 anos do Ipatimup, a decorrer este ano, e acontece em parceria com o Grupo de Estudos da Tiróide Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e a Associação das Doenças da Tiróide (ADTI).