Um sistema inovador de recuperação de energia para camiões de refrigeração valeu à start-up WeTruck 15 mil euros e uma viagem ao México para participar no concurso internacional de empreendedorismo RedEmprendia SPIN. O projeto vencedor foi criado por quatro formados em Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Engenharia.

“Ganhar é muito bom, é o reconhecimento de anos de trabalho”, disse Ricardo Soares ao JPN, um dos fundadores da WeTruck. O grupo propõe-se a usar o prémio para “fazer a validação do produto, e comprar o material necessário para o piloto ser introduzido na viatura. Depois de feita essa primeira validação, vem a industrialização e então a entrada no mercado”, revelaram.

Para Ricardo Soares, a pré-incubação da empresa no UPTEC foi decisiva para a vitória no concurso. “A pré-incubação deu-nos um conjunto de valências, um conjunto de contactos, que nos deu grande valor. Foi um dos fatores diferenciadores nesta fase, porque viemos com ideias bem definidas e bem construídas sobre aquilo que pretendemos atingir no mercado”, explicou.

iUP25K

O iUP25K é um concurso de ideias de negócio promovido pela Universidade do Porto, através do seu Clube de Empreendedorismo (CEdUP) e da Universidade do Porto Inovação (UPIN), criado com o objectivo de incentivar e distinguir iniciativas empreendedoras e promover o aparecimento de projectos empresariais inéditos.

Para além do primeiro lugar, foram atribuídos mais dois prémios, no valor de cinco mil euros cada. Em segundo lugar ficou a CECO, um conversor da energia das ondas do mar, e em terceiro a 5sense, que desenvolveu um sistema que permite aos utilizadores controlarem acessos através de smartphones ou tablets. A 5sense ganhou ainda o “prémio Best TIC” e o “prémio do público”.

Destaca-se ainda o projeto TipiFire, que arrecadou o prémio “Best Social Inovation” pelo projeto de uma tenda de segurança para bombeiros no combate aos incêndios florestais.

Vencedor da última edição continua a crescer

Os fundadores da Sphere Ultrafast Photonics, empresa da área dos lasers de impulsos ultracurtos, que ganhou o 1.º prémio em 2013, estiveram presentes na cerimónia para falar sobre o crescimento no último ano e deixar incentivos aos concorrentes deste ano.

Rosa Romero e Hélder Crespo contam que o prémio deu à empresa os recursos, a credibilidade e a projeção que precisavam para arrancar. Hoje, a Sphere, que está instalada no Porto, tem uma patente pendente e clientes – na sua maioria cientistas e investigadores – espalhados pelo mundo. Rosa Romero admite que a empresa precisa de mais financiamento para crescer, mas está otimista quanto ao futuro. “Se vocês acreditarem mesmo na vossa ideia, é possível arrancar com ela”, disse.

A apresentação das dez ideias finalistas do concurso iUP25K e a atribuição dos prémios aconteceu, esta sexta feira, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.