O oPhone vai trazer a possibilidade de enviar e receber aromas no telemóvel. O sistema foi desenvolvido por David Edward, um professor de Engenharia Biomédica da universidade norte-americana de Harvard.

O aparelho é uma pequena caixa branca que gera sinais aromáticos complexos, com uma rápida sucessão de emissões de vapores que pode ser comparada à forma como um telefone transmite o som. O funcionamento é assegurado com a manipulação tecnológica de partículas semelhante à tecnologia dos aerossóis médicos.

Para os utilizadores de iPhones é já a partir de dia 17 de junho que vão ter acesso à aplicação oSnap, uma app gratuita que disponibiliza 32 aromas originais. Os utilizadores podem combinar entre um e oito cheiros, de forma a conseguirem o odor pretendido, com mais de 300 mil combinações possíveis.

O odor é produzido em cartuchos, que foram batizados como “oChips”. Numa primeira fase, os utilizadores vão poder tirar uma foto e, de seguida, escolher que aroma querem enviar. Mas, numa próxima fase, o utilizador só vai precisar de tirar a foto e o software vai deduzir que odor se enquadra melhor na fotografia tirada.

O equipamento vai ser comercializado a partir do próximo ano e vai ser vendido ao preço de 199 euros. No entanto, David Edwards acredita que o preço vai diminuir logo depois do início das vendas, à medida que a produção se expandir. O oPhone vai trazer mais uma inovação ao mundo das tecnologias e smartphones e promete deixar os utilizadores mais cheirosos.