O anúncio, que dá conta da existência de 750 vagas para docentes, foi feito nos sites do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Direção-Geral da Administração Escolar e é direcionado para professores do ensino básico e secundário.

Na plataforma online do IEFP é possível encontrar um manual de instruções para concorrer a uma das vagas disponíveis e um mapa das necessidades dos centros escolares por cada região do país.

A nível regional existem 229 vagas disponíveis no Norte, 135 no Centro, 226 em Lisboa e Vale de Tejo, 99 no Alentejo e 61 no Algarve. Os grupos de recrutamento com mais vagas livres são Português, Inglês e Matemática.

Os docentes selecionados devem marcar presença numa entrevista no IEFP, levando uma declaração comprovativa da sua situação profissional emitida pela escola. O concurso não admite docentes contratados.

Os interessados em ocupar os lugares disponíveis têm até dia 28 de maio para se inscrever através da plataforma eletrónica. O processo de entrevistas fica depois à responsabilidade do IEFP e decorre entre 2 e 6 de junho.

Os resultados serão conhecidos entre 9 e 11 de junho, altura em que se fica a conhecer quem foram os docentes escolhidos para os lugares, sendo que o processo de requisição ao Ministério da Educação e Ciência decorre entre 12 e 18 de junho.