O museu virtual é uma das iniciativas que dinamiza a vertente interativa do projeto “Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos“, uma parceria que une as regiões do Algarve e Andaluzia, numa rota turística que surge com o objetivo de promover a cultura, a história e o património das duas regiões, de onde partiram várias expedições marítimas.

O portal do Museu dos Descobrimentos está organizado através de uma cronologia que orienta o internauta num percurso histórico entre os reinados do século XV ao século XVII. O friso cronológico fornece ainda informações adicionais relativas ao património edificado nos respetivos reinados, às personalidades que se destacaram e aos acontecimentos mais marcantes.

Projeto “Descubriter”

O projeto “Descubriter – Rota Europeia dos Descobrimentos” vai muito para além do Museu Virtual dos Descobrimento, tendo apresentado uma candidatura ao Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013, que liga seis entidades do território ibérico: Fundación Nao Victoria, Prodetur (Diputación de Sevilla), Região de Turismo do Algarve (RTA), Promosagres, Direção Regional de Cultura do Algarve e Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Uma outra opção de navegação é o lugar “rotas“, onde, através da visualização de um mapa mundi, o visitante pode identificar as viagens dos navegadores portugueses e espanhóis e, a partir dessa orientação, conhecer os principais locais e pontos de interesse turístico, sinalizados em cada uma das expedições.

A e-biblioteca é o espaço de partilha de documentos importantes para a compreensão de alguns episódios de contextualização histórica, guias de cultura e património e ainda a obra incontornável que narra a epopeia dos descobrimentos portugueses, “Os Lusíadas”. A biblioteca virtual conta ainda com uma secção de vídeos, um de apresentação do projeto “Descubriter” e outro, “O cabo do sonho”, com uma história dedicada a Sagres (ver vídeo em baixo).

No site existe ainda um separador sobre curiosidades, para que os visitantes/exploradores possam aprofundar o seu conhecimento acerca das regiões em causa de uma forma mais desafiante. Questões como “Que expedições partiram de Sagres?” ou “Terá existido uma escola náutica na vila algarvia?” dinamizam a aprendizagem sobre a história dos Descobrimentos.

Museu terá mais conteúdos disponíveis até ao final do ano

O Museu Virtual dos Descobrimentos ainda não está completo e, até ao final deste ano, estarão disponíveis mais conteúdos e informações para todos os visitantes da página. Para além desta informação, a Região de Turismo do Algarve (RTA) garantiu, em comunicado, que está prevista a tradução dos conteúdos do museu para outros idiomas (atualmente, os conteúdos estão disponíveis em Português, Inglês e Espanhol).

No mesmo comunicado é possível ler o parecer de Desidério Silva, presidente da RTA, que diz que “este portal de rigor histórico tem uma finalidade lúdica e turística”. “Esperamos que ao informarmos o internauta sobre os Descobrimentos ele sinta vontade de visitar em pessoa o Algarve e a Andaluzia e todo o património luso-espanhol associado à epopeia”, lê-se.