O evento tem início às 14h, com a abertura da presidente da Associação Nacional de Esclerose Múltipla, Maria José Meyer, e conta com a atuação dos Alunos da Universidade Sénior do Rotary de Valongo – que levam à Alfândega danças e cantares tradicionais – rastreios gratuitos e workshops.

Novo Tratamento

Investigadores dos Estados Unidos estão a desenvolver um novo medicamento contra a Esclerose Múltipla. O tratamento pode oferecer os mesmos benefícios que os remédios atuais, mas com menos efeitos adversos e sem a necessidade de ser usado diariamente e com um menor risco de resistência. O novo medicamento recebeu o nome de pegylated interferon beta e foi testado em 1500 pessoas.

Os rastreios gratuitos acontecem durante toda a tarde e abrangem vários temas e doenças, como tensão arterial, diabetes, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, memória depressão, gerontológico, visão e medicina tradicional chinesa.

Além disso, existem vários workshops sobre as vantagens da fisioterapia em doentes com esclerose múltipla, os cuidados a ter em casa e as adaptações necessárias. Organizada pela ANEM e pela CliniCuidados, a iniciativa pretende assinalar o Dia Mundial da Esclerose Múltipla e sensibilizar a população para a doença.