O Amsterdam Light Festival é organizado desde 2012 e pretende iluminar a cidade dos canais durante cerca de um mês e meio. Este ano, para além das instalações de luzes, também contará com pequenos eventos com os artistas, para que o público conheça quem está por trás das obras que iluminam a cidade.

Este ano acontece entre 27 de novembro e 18 de janeiro, e a LIKEarchitects, uma startup de arquitetura incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), foi seleccionada para integrar o evento.

O tema deste ano, “A Bright City”, pretende que os artistas “deem ideias para iluminações não tão convencionais”, diz Diogo Aguiar, dos LIKEarchitects. Embora o festival tenha dois circuitos – Water Colors, a rota de barco, e Illuminade, o percurso a pé – os arquitetos desejavam que a sua instalação aglutinasse um pouco dos dois, pois pretendem “criar sensações que são mais facilmente transmitidas graças ao reflexo da água”.

Por se situar num jardim, a futura instalação terá também a vantagem de estar sempre aberta ao público, tirando partido do espaço tanto de dia como à noite.

O concurso recebeu mais de 260 propostas de 32 países, que foram avaliadas por um júri internacional composto por Rogier van der Heide (diretor Artístico do Amsterdam Light Festival e chief designer na Philips Lighting), Sarah Douglas (diretora criativa da Wallpaper Magazine), Jennifer Keesmaat (diretora de Urbanismo da cidade de Toronto), Marloes Krijnen (diretora da Foam Photography Museum Amsterdam) e Cyril Zammit (diretor da Design Days Dubai).