E se, de repente, o convencional alcatrão fosse trocado por painéis solares? E se as estradas formassem uma rede de energia? A ideia pode parecer utópica, digna de um filme de ficção científica, mas o projeto é real.

“Solar Roadways” é uma proposta levada a cabo por um casal norte-americano, Scott e Julie Brusaw, que pretende aproveitar as estradas como meio de geração de energia, através da implementação de painéis solares no pavimento.

A ideia consiste num sistema de painéis modulares que podem ser aplicados no chão e aguentar 113 toneladas, originando “energia suficiente para alimentar as casas e empresas que estiverem ligadas à rede solar”, pode ler-se no site de crowfunding Indiegogo.

Para além da componente de geração de energia, este projeto apresenta outras características a ter em conta: a superfície aquece para eliminar resíduos de neve ou gelo, tem um sistema de luzes LED que podem oferecer indicações aos condutores, e tem incorporadas várias tomadas para carregamento de carros elétricos.

O Governo dos EUA apoiou e financiou a fase de pesquisa do projeto e um protótipo para ser aplicado num parque de estacionamento está a ser construído. Numa campanha de crowdfunding, o projeto angariou mais de um milhão de dólares e esta pode vir a ser uma ideia revolucionária, capaz de mudar o mundo.