Serralves abriu portas às 8h da manhã de sábado, para uma Visita Fora de Horas, que deu o mote para mais uma edição do Serralves em Festa e 250 atividades, ao longo de 40 horas “non-stop”. As atuações e espetáculos de diversos tipos permitiram a cada um encontrar o seu lugar, fosse no Prado, no Ténis ou na Janela da Biblioteca.

O bom tempo chamou milhares de pessoas, locais e turistas, que encheram os oito hectares da Fundação. As atenções desdobraram-se em atividades contínuas e performances com horas marcadas. O programa contou com várias repetições ao longo dos dois dias, sobretudo no caso dos espetáculos mais procurados, como o projeto da Companhia Visões Úteis “Biométicos Parque” ou a apresentação de dança contemporânea Sediela.

Houve lugar também para a música, que encheu o Ténis e envolveu a multidão no espírito do rock, através da banda DreamWeapon, um dos nomes emergentes da nova vaga psicadélica nacional. Música para todos os gostos com os portugueses da eletrónica Octa Push, que puseram o público a mexer com uma fusão UK Garage, afrobeat e tecno.

Domingo: Festa da criança com Pindorama para adultos

No domingo, a festa de Serralves foi também a festa da criança, com atividades dedicadas ao público infantil, mas que uniram gerações.

Com procura constante, desenrolou-se a performance Track, de Graeme Miller, que pretende desafiar o indivíduo a contemplar o mundo de forma diferente e introspetiva. Destaque também para David Tudor’s Rainforest, uma instalação que utiliza diversos objetos para criar texturas sonoras alternativas.

A dança regressou a Serralves neste dia, através de Pindorama, uma performance ousada da autoria de Lia Rodrigues. Pindorama reflete sobre as relações entre o indivíduo e o grupo e a sua representação no processo criativo, através da nudez integral.

Os americanos Sun Ra Arkhestra deram ao público descontraído de Serralves a banda sonora para um fim de tarde ideal, com estilo que resgata o jazz americano dos anos 50. As 40 horas de atividades sem parar culminaram com Gravity Hill: Sound + Image, uma apresentação que explora o equilíbrio entre som e imagem.