O mestrado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) foi reconhecido pela Comissão Europeia como um dos melhores mestrados a nível europeu. Atrair profissionais qualificados e melhorar a formação de tradutores são os principais objetivos do reconhecimento.

Das 144 candidaturas, 64 universidades receberam a certificação da rede de Mestrados Europeus em Tradução (EMT). Durante cinco anos, as universidades distinguidas têm vantagens como prioridade na possibilidade de colaboração de profissionais da Direção-Geral de Tradução.

O mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos da FLUP, que já pertence ao EMT desde 2009, tem a duração de dois anos e oferece as línguas português, alemão, espanhol, francês, inglês, chinês, italiano, japonês e russo.