O congresso de Comunicação de Ciência para o Desenvolvimento SciCom PT começou esta terça-feira, 3 de junho e estende-se até quarta-feira, 4 de junho. A sessão de abertura contou com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior; José Ferreira Gomes, do reitor da Universidade do Porto; Marques dos Santos; da presidente da Agência Ciência Viva, Rosália Vargas; e de Pedro Moradas Ferreira, professor da Universidade do Porto e da comissão organizadora.

Marques dos Santos alertou para a importância da formação científica e do que ela representa para o conhecimento dos mais jovens, sublinhando que o papel dos professores é “ser capaz de mostrar a uma grande percentagem da comunidade científica que desempenham uma função em sociedade”.

O reitor da Universidade do Porto referiu ainda a necessidade de apostar na qualidade intelectual dos que apostam na área científica para que sejam capazes de transmitir aos mais pequenos que o empreendedorismo científico pode abrir portas.

As apresentações ocorrem entre 3 e 4 de junho e contarão com a presença de nomes como o investigador Alexandre Quintanilha ou o jornalista António Granado. Entre os temas em discussão estarão, por exemplo, a relação entre a comunicação e a ciência, a ligação entre as escolas e os centros de investigação ou a impressão digital dos astros.