No ano letivo 2014/2015 os estudantes estrangeiros que venham estudar para a Universidade do Porto (UP) vão ter que pagar propinas entre os três mil e os 8500 euros. Segundo a deliberação do Conselho Geral da Universidade do Porto, referente à reunião de 23 de maio, o valor exato da propina, bem como o número de vagas, é depois definido pelo diretor de cada faculdade.

O Conselho Pedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) já decidiu que não vão ser abertas vagas para alunos internacionais.

Número de estudantes e investigadores estrangeiros na UP aumenta

Em 2014, mais de 3800 estudantes e investigadores escolheram a Universidade do Porto para estudar. Do total de alunos estrangeiros, 1747 vieram para a UP através de programas internacionais de mobilidade estudantil, como o Erasmus e 1500 optaram por realizar os cursos completos na universidade portuense. Os restantes 600 são investigadores que vão desenvolver os seus projetos nos laboratórios da Universidade. Este aumento representa cerca de 13% de toda a comunidade académica da UP e é um número recorde na história da instituição.

Na mesma deliberação do Conselho Geral da UP lê-se que, “atendendo aos laços políticos e culturais que unem Portugal aos estados que integram a CPLP” ,justifica-se que o valor das propinas para os estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) possa ter uma redução de até 50% da praticada no geral.

Os estudantes apoiados por programas de financiamento, como os bolseiros da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, vão ter “uma redução correspondente à diferença entre o valor de referência e o valor de subsídio atribuído à Universidade do Porto pela entidade financiadora”, lê-se.

Em março deste ano, o novo Estatuto do Estudante Internacional foi publicado em Diário da República e possibilita que alunos estrangeiros possam ingressar no Ensino Superior português, através de um regime especial.