O concurso dirige-se a estudantes do Ensino Superior, docentes, investigadores e a pessoal de administração e serviços. Cada concorrente pode participar com o número de fotografias que desejar, e para além do primeiro prémio de três mil euros ainda existem três menções honrosas no valor de 1500 euros.

Basta fazer o registo na página “Fototalentos 2014” no portal Universia e carregar as fotografias no espaço de galeria.

O “Fototalentos 2014” é promovido pelo Banco Santander em parceria com a Universia e a organização incentiva toda a comunidade a aproveitar as potencialidades do seu smartphone para a captura de fotografias. E por isso mesmo existe uma aplicação mobile gratuita para Android, para que os concorrentes possam colocar de imediato as suas fotografias na galeria.

As fotografias devem ser submetidas em formato JPG e não devem ter mais do 2 MB. A partir do momento em que os utilizadores coloquem os seus trabalhos na galeria, as suas imagens já podem receber votos.

O período de votações decorre até ao dia 10 de julho. Entre 11 e 15 de julho, as 25 fotografias mais votadas vão ser analisadas por um comité de especialistas, que escolherá a fotografia vencedora e as três menções honrosas do concurso. Os vencedores são anunciados a 18 de julho.