A mais recente versão do sistema operativo das linhas de computadores Mac chama-se “Yosemite“, a partir do parque natural californiano com o mesmo nome. Nesta última atualização do sistema OS X, a Apple dedicou-se a limpar o design do software, com imagens mais amplas e cores mais brilhantes.

Com as alterações na interface gráfica, o Mac apresenta um aspeto mais futurista e ganha maior simplicidade, aproximando-se do design do iPhone. As toolbars e janelas aparecem translúcidas, para que “se ganhe ênfase nos conteúdos”, segundo a própria Apple. A tipografia dos menus também mudou de Lucida para Helvetica, além de várias alterações gráficas de controlos básicos, como o botão minimizar ou o de maximizar.

Centro de notificações também está no Mac

Também se vai poder encontrar, no Mac, o mesmo centro de notificações utilizado no iPhone e no iPad. O browser de Internet Safari também foi melhorado, com novidades a nível de stream de vídeos e abas mais fáceis de gerir, além de um editor de imagem integrado no browser, chamado “markup”.

Apps estão muito mais compatíveis com os Mac, que agora também permitem telefonemas

Mas as grandes alterações do Yosemite não se prendem com o design gráfico, mas com a acomodação no Mac de funcionalidades do iPhone. A Apple aproximou o OS X do iOS utilizado nos telemóveis, permitindo aos utilizadores do computador fazer e receber telefonemas, enviar mensagens e utilizar apps.

O serviço de e-mail do Mac também foi aperfeiçoado e agora permite enviar anexos maiores, mais facilmente. O Spotlight tem uma janela nova e agora também procura informação na Wikipedia, Bing, Maps e outras fontes.

A atualização do OS X Yosemite, assim como já tinha acontecido com a versão Mavericks, será gratuita, do final de setembro até aos últimos dias de janeiro de 2015.