Em 2013, Portugal consagrou-se o quinto país com mais praias de bandeira azul a nível mundial, com 277 praias a alcançarem esta distinção. Em 2014, o número ascendeu a 298, valor que inclui praias costeiras e praias fluviais. A região do Algarve distingue-se com 82 praias galardoadas, seguida pela região do Norte (66), Tejo (49), Açores (32), Centro (27) e Alentejo (27), e, por fim, Madeira (15).

Embora as praias costeiras representem a maior fatia do número de praias de bandeira azul, são várias as praias fluviais que obtiveram a distinção dada pela Associação Bandeira Azul da Europa. Por todo o interior existem praias que, embora não banhadas pelo mar, têm parâmetros de limpeza e qualidade ambiental que lhes permitem consagrar-se como praias de bandeira azul.

Como são selecionadas as praias de bandeira azul?

Os critérios de seleção das praias de bandeira azul passam por quatro parâmetros definidos pela Associação Bandeira Azul da Europa. Para ser galardoada com esta distinção, uma praia deve cumprir regras relativas a informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços.

Joana Felício, vereadora do ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, explicou ao JPN a forma como as praias podem cumprir todos os critérios definidos, utilizando as praias de Matosinhos como exemplo. Para além de serem colocados “painéis de Informação uniformes ao longo da Orla Costeira”, as praias portuguesas têm geralmente “chuveiros, bebedouros e lava-pés, instalações sanitárias, incluindo para pessoas com mobilidade reduzida, estrados sob a areia, etc.”.

Dia dos Oceanos

– As bandeiras azuis pintam praias por todo o país
UP aposta na inovação para o desenvolvimento do mar
A insegurança da pesca, o setor esquecido
O desporto também agradece

O cumprimento dos critérios para a obtenção de bandeira azul passam, também, no caso de Matosinhos, pela existência de “estacionamento próprio para deficientes, viaturas de socorro e da Capitania”, assim como “a limpeza do areal, quer nas zonas concessionadas, quer nas zonas não concessionadas”.

Além das torres de vigia, as praias de Matosinhos contam com uma Equipa de Salvamento Balnear, que, para além de vigiar toda a orla costeira não concessionada, e, por isso, não vigiada, apoia no socorro em caso de acidente. “Também promovemos atividades com os utentes das praias, no âmbito do Programa de Educação Ambiental”, acrescenta a vereadora.

Onde pode encontrar praias de bandeira azul?

Se costuma frequentar praias na região Norte, deve procurar as praias de bandeira azul que existem um pouco por todo o litoral e as praias fluviais que se situam no interior. Caminha, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa do Varzim, Macedo de Cavaleiros, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Espinho e Freixo de Espada à Cinta são os locais onde deve procurar, se desejar visitar uma praia de bandeira azul.

Já na região Centro, os concelhos que possuem praias galardoadas são Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Figueira da Foz, Góis, Guarda, Ílhavo, Leiria, Mira, Murtosa, Oliveira do Hospital, Ovar, Penacova, Penela, Pombal, Seia, Sever do Vouga e Vagos.

Na região do Tejo existem praias de bandeira azul em Alcobaça, Almada, Caldas da Rainha, Cascais, Lourinhã, Mação, Torres Vedras, Nazaré, Pampilhosa da Serra, Peniche, Sesimbra, Mafra, Grândola. A região do Alentejo conta com Mértola, Odemira, Santiago do Cacém, Sesimbra, Setúbal, Sines e Torres Vedras.

No Algarve, as praias de bandeira azul espalham-se por Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.

Nos Açores existem praias de bandeira azul em Angra do Heroísmo, Horta, Lagoa, Ponta Delgada , Povoação, Praia da Vitória, Ribeira Grande, Santa Cruz da Graciosa, Vila do Porto e Vila Franca do Campo. Já na Madeira, o destaque vai para Calheta, Funchal, Ponta do Sol, Porto Moniz , Porto Santo , Ribeira Brava , Santa Cruz, Santana e São Vicente.

Pode ver as 298 praias de bandeira azul em Portugal aqui.