“At Home in the Museum? Reflections on the Role of Architecture in the Art Museum in the Global Experience Economy” é o nome do debate que Barry Bergdoll, professor na Universidade de Columbia (CU) e curador no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) pretende trazer à Biblioteca do Museu de Serralves no dia 11 de junho, às 17h30.

A sessão, de entrada gratuita mas com lotação limitada, integra-se no ciclo de conferências internacional “Container and Content“, organizado e produzido pela arquiteta e investigadora em museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Susana Rosmaninho.

Segundo a própria investigadora, o ciclo de conferências pretende abordar a “problemática da comunicação da Arquitetura”, tanto em museus, centros de arquitetura ou outras instituições, até porque, como refere o programa do ciclo, “apesar do aumento da cobertura mediática no tema, a arquitetura ainda encontra uma presença residual no mundo dos museus”.

Numa sessão que terá um debate com a moderação do diretor adjunto e curador-sénior do Museu de Serralves, João Ribas, Susana Rosmaninho quer que a discussão sirva para “motivar ou para dar pistas a quem tem poder de decisão nos museus ou noutras instituições culturais (…) como pôr em prática atividades de divulgação, curadoria, mediação e educação no campo da Arquitetura”.

“Qual é o papel do curador como facilitador da aproximação à arquitetura?” será outra questão que a investigadora da FLUP quer ver esclarecida na sessão.