A primeira peça, “Tirésias“, estreia já dia 11 de junho, no Mosteiro São Bento da Vitória, e é fruto do trabalho dos alunos do 2.º ano do curso de teatro da Balleteatro Escola Profissional. Escrita a partir de “As Maminhas de Tirésias”, de Guillaume Apollinaire, e encenada por Nuno M Cardoso, é uma peça “selvagem” e surrealista que estreou na cidade das luzes, em 1917. As cortinas abrir-se-ão no Mosteiro até sexta-feira, dia 13, às 21h30, pelo preço de cinco euros.

De 2 a 6 julho, será a vez dos finalistas da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) se estrearem, com “Esta Noite Improvisa-se“, no Teatro Helena Sá e Costa. O espetáculo, de Luigi Pirandello, é dirigido pelo diretor artístico do TNSJ, Nuno Carinhas, e envolve alunos de todas as áreas de formação – “interpretação, cenografia, figurinos, luz e som, direção de cena e produção. “Esta Noite Improvisa-se”, descrita com “uma das peças mais desafiantes de sempre sobre a convenção teatral”, será apresentada de quarta a sábado, às 21h30, e no domingo às 16h.

No âmbito do mesmo programa educativo, será ainda interpretada, pelos alunos de teatro da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), a peça “O Jogo do Amor e do Acaso“, de Marivaux. A comédia em três atos, escrita por Marivaux e encenada por Roberto Merino, “encena o amor e as suas surpresas a partir de um imprevisível e ambíguo jogo de máscaras” e será apresentada de 16 a 18 de julho no Mosteiro de São Bento da Vitória, às 21h30.

Assim se cumprirá o projeto “Escolas no Teatro” deste ano, criado com o propósito de estimular “uma dinâmica de partilha de experiências entre o TNSJ e as Escolas”.