Aurélio Gomes é uma das vozes conhecidas atualmente que deu os primeiros passos na Rádio Universitária do Porto. Apesar de não guardar nada físico da sua passagem pela RUP, as memórias ninguém lhas tira.

Aurélio Gomes era ouvinte assíduo das rádios piratas da década de 80. A Rádio Universitária do Porto era uma delas. Frequentava o curso de Psicologia e foi assistir ao programa de um amigo num “estúdio rudimentar mas com bom aspeto” na antiga Faculdade de Ciências (atual reitoria da Universidade do Porto). Foi desafiado para uns testes e acabou por entrar para a rádio na semana seguinte com “Nós é que Somos Cinéfilos“.

O atual entrevistador do Canal Q recorda “uma rádio com boa imagem“. A abrangência da RUP era tal, que chegou a recebeu feedback não só de estudantes, mas até de pessoas com 80 anos. Para além de momentos caricatos, Aurélio recorda que a música que a RUP passava chegava através de editoras que ofereciam os discos como forma de promoção, ou eram os próprios locutores que levavam de casa.

A Universitária do Porto serviu de escola a muitos profissionais que ainda hoje ouvimos. Júlio Machado Vaz, José Alberto Carvalho ou Ricardo Jorge Pinto são alguns exemplos, mas Aurélio não manteve contacto com nenhum após se ter mudado para Lisboa. O apresentador considera “uma injustiça” que a RUP não tenha ganho espaço legal aquando da Lei da Rádio que impôs a ordem nas frequências da rádio, em 1988.

A colaboração de Aurélio com a RUP durou menos de um ano e serviu de lançamento para o projeto seguinte: a recém nascida Rádio Nova.