Embora o arranque do Mundial esteja marcado apenas para as 21h desta quinta-feira, o dia 12 de junho, na redação do JPN, começará logo pela manhã com a presença de Germano Almeida.

Com mais de 20 anos de experiência no mundo do jornalismo, principalmente no que diz respeito ao desporto e ao futebol, Germano pretende destacar o acontecimento que terá este ano lugar no Brasil.

Leitor atento do trabalho produzido diariamente pelo alunos de Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Germano Almeida tem grandes expectativas em relação ao dia na redação do JPN. O jornalista conta que tem um particular interesse por este tipo de iniciativas, uma vez que permitem “ter contacto com aquilo que se faz nas faculdades e nas escolas de jornalismo”.

Germano Almeida aliou o gosto pelo futebol e pelo jornalismo desde muito cedo. Foi no verão de 1993 que a carreira do jornalista deu os primeiros passos, conciliando a profissão com os estudos até 2000. Começou a colaborar n’A Bola com apenas 15 anos (onde voltou mais duas vezes), passou pela equipa de fundação do Mais Futebol e foi diretor de Comunicação na Liga Portuguesa de Futebol Profissional, no mandato de Fernando Gomes.

A política norte-americana, para além do desporto, é outro dos interesses de Germano

Hoje está de novo no Mais Futebol e admite o peso deste desporto em Portugal, sobretudo em altura de campeonatos. Ainda assim, não compreende a diferenciação entre o desporto e o restante jornalismo. Se há uns anos essa diferenciação fazia mais sentido, atualmente, o online e as televisões atenuaram esta diferença.

Ainda que o desporto faça parte da sua rotina diária, Germano Almeida tem outros interesses na área do jornalismo. Desde o início dos anos 2000 que o jornalista desenvolveu um trabalho de estudo sobre a política norte-americana que publicou no livro intitulado “Histórias da Casa Branca” em 2010. Mais recente é “Por Dentro da Reeleição – Os Segredos de uma Jornada Improvável”, o livro que retrata a campanha de Barack Obama pelo segundo mandato como Presidente dos Estados Unidos da América (EUA).