O pontapé de saída do Mundial 2014, a 20.ª edição da prova, está marcado para as 21h (hora portuguesa) desta quinta-feira, na Arena de São Paulo. Antes disso, o JPN saiu à rua para perguntar aos portuenses o que sabem das competições anteriores do Campeonato do Mundo de Futebol.

Quando foi o primeiro Mundial?

A primeira edição do Campeonato do Mundo de Futebol decorreu entre 13 e 30 de julho de 1930 e foi disputada por 13 seleções. Foi a única edição da competição sem fase prévia de qualificação das seleções participantes.

Em que país se realizou?

O primeiro Mundial decorreu no Uruguai, na cidade de Montevideu. O país foi escolhido por celebrar 100 anos de independência na altura do campeonato, e também por deter o título de campeão olímpico.

Quem foi o vencedor do primeiro Mundial?

Em 1930, a taça ficou em casa. O Uruguai derrotou a Argentina por 4-2 na final, que decorreu a 30 de julho, no Estádio Centenário de Montevideu. Além de primeiro país organizador, foi também a primeira nação detentora de uma Taça do Mundo.

Qual foi a melhor classificação de sempre de Portugal num Mundial? Em que ano foi obtida?

O melhor resultado da seleção das quinas num Campeonato do Mundo foi, curiosamente, na estreia de Portugal na competição. Em 1966, na Inglaterra, “Os Magriços” (assim ficou conhecida a seleção portuguesa da altura) conquistaram o terceiro lugar. Num campeonato marcado pela polémica, a seleção portuguesa foi derrotada nas meias-finais pela Inglaterra, por 2-1, seleção que acabou por vencer o torneio.

Onde foi o último Mundial?

O último Campeonato do Mundo de Futebol decorreu entre 11 de junho e 11 de julho de 2010, na África do Sul, o primeiro país africano a organizar a competição.

Quem venceu o último Mundial?

O Mundial 2010 teve duas equipas estreantes na final: tanto a Espanha como a Holanda não detinham ainda nenhum Campeonato do Mundo. A Espanha acabou por vencer o duelo já no prolongamento. Andrés Iniesta marcou o golo da vitória e o único da partida.

Qual é o primeiro jogo do Mundial 2014?

A 20.ª edição do Mundial arranca na noite desta quita-feira. O primeiro jogo da competição é disputado entre duas equipas do grupo A: o Brasil, a seleção organizadora, e a Croácia. O pontapé de saída está marcado para as 21h (hora de Lisboa), na Arena de São Paulo.

Qual é o grupo de Portugal no Mundial 2014?

A seleção nacional está inserida no grupo G e tem como adversários, na fase de grupos, a Alemanha, os Estados Unidos da América e o Gana. O primeiro jogo de Portugal será contra a Mannschaft, considerada uma das seleções favoritas para vencer o Mundial, e está marcado para as 17h (hora portuguesa), na Arena Fonte Nova, em Salvador.