Com o objetivo de selecionar os bailarinos que vão representantar Portugal na competição internacional, a produtora Hip Hop International organizou na Maia o evento “Portugal Hip Hop Dance Championship” que oferece aos participantes a hipótese de lutarem por um lugar em Las Vegas para competir contra dançarinos de todo o mundo.

O evento Hip Hop International vai por à prova bailarinos e grupos, para apurar quem vai representar Portugal no “World Hip Hop Championships” e “World Battles” em Las Vegas, nos Estados Unidos. A competição, que se insire no âmbito da Maia, Cidade Europeia do Desporto, vai decorrer no próximo fim de semana, 14 e 15 de julho, no Complexo Municipal de Ténis da Maia.

Bilhetes

Os bilhetes para assistir à competição custam 10 e 15 euros, para assistir a um ou aos dois dias, respectivamente. No entanto, até amanhã pode aproveitar a promoção e comprar o bilhete para os dois dias por 10 euros.

O evento contará com duas competições: a de grupos e as battles. Os grupos, que lutam por um lugar no “World Hip Hop Championships”, podem ter entre cinco a oito elementos. Já as battles dividem-se em vários estilos, nomeadamente Bboying, Locking, Popping e All Styles. Os participantes podem competir em 3 escalões – Junior (dos 7 aos 12 anos), Varsity (dos 12 aos 18 anos) e Adult (maiores de 18 anos). As inscrições já fecharam, e segundo a organização, estão cerca de 300 dançarinos inscritos. As inscrições para as battles, no entanto, só são feitas no próprio dia.

Além de ganharem a oportunidade de representar Portugal na competição internacional, os três melhores classificados de cada escalão e de cada estilo vão ganhar um prémio monetário. No painel do júri vão estar personalidades do mundo da dança, como P.Lock, vencedor do concurso Juste Debout 2013, Niako, bailarino e coreógrafo, e Lagaet, dos Momentum Crew, vencedor do Red Bull BC One Qualifier Barcelona 2011.

Paralelo à competição, durante o fim de semana, também será possível participar em seminários e workshops (que custam entre 25 a 45 euros) com instrutores nacionais e internacionais, e assistir a um congresso sobre o panorama das dancças urbanas no contexto sociocultural português.