Este ano, as festividades do São João chegaram cedo à Invicta. No dia 24 de maio, a iniciativa “A Festa é Aqui”, promovida pela Câmara Municipal do Porto, levou à Rua das Flores música, arcos de São João e as típicas bandeirinhas coloridas que enfeitam as ruas do Porto em época de festa.

Mas a celebração não se restringiu a dia 24. Como parte das atividades “A Festa é Aqui”, a ilustradora Adélia Carvalho decorou as montras das lojas da Rua das Flores com motivos são joaninos e quadras alusivas à época, que se irão manter durante o mês. Segundo Magda Calejo, dona da loja “Tradições” situada nesta rua da baixa portuense, cada lojista teve a oportunidade de escolher a quadra de acordo com a temática da loja.

A iniciativa, que pintou as montras com manjericos, bandeiras e balões de São João, agradou a quem trabalha na Rua das Flores. Neuarque Pereira, funcionária da loja “Memórias”, contou ao JPN que as ilustrações nas montras atraem muitas pessoas, especialmente os turistas. “Torna-se mais fácil explicar aos turistas o que é o São João, a tradição do manjerico e tudo o resto”, afirma. Também Maria Manuel Morais, dona da “Memórias”, ficou agradada com a iniciativa e acrescenta que esta serviu para dinamizar o Porto e principalmente a Rua das Flores, “esta rua tão esquecida”.