Já pode ver a exposição resultante da 3.ª edição do Concurso “Martelinhos de S. João”, promovido pela Fundação da Juventude em colaboração com a Câmara Municipal do Porto. Os trabalho encontram-se expostos no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos até ao dia 3 de julho.

O objetivo do concurso “Martelinhos de S.João” era permitir aos participantes reinventar o tradicional Martelo de S. João, através de uma reflexão sobre a tradição e os costumes, a gastronomia, os locais e as pessoas.

Paula Cardoso, gestora de projetos da Fundação da Juventude, contou ao JPN que foram entregues 193 propostas e que houve participantes de todas as idades e naturalidade. Foram a concurso trabalhos de seis estrangeiros residentes em Portugal, de alunos de escolas do ensino básico e de cidadãos de cidades como a Figueira da Foz, Vila Real e Viana do Castelo. “No entanto, a maior adesão continua a ser dos habitantes do centro do Porto”, afirmou Paula Cardoso.

O concurso incluía três vertentes: martelo 3D, martelo 2D e vertente vídeo. A maioria das propostas entregues relacionou-se com os martelos 2D e incluíam motivos alusivos as São João e à cidade do Porto. As sardinhas, os balões de São João, as pontes portuenses e as francesinhas foram as figuras mais repetidas.