Durante três dias a zona histórica de Gaia vai receber o Festival Cais do Fado. Já se sabia que Mariza, Camané, Cristina Branco e Gisela João iam estar presentes na Serra do Pilar, mas a novidade é que no Cais de Gaia, a partir das 18h, há mais concertos.

Nomes como Alexandra Guimarães, Antonio Laranjeira ou Rui Oliveira vão estar nos três palcos no espaço público da Ribeira de Gaia, e nas Caves do Vinho do Porto, que nos dias do festival vão abrir ao público.

Delfim Sousa, vereador da cultura Câmara Municipal de Gaia, lembra o simbolismo de abrir as portas ao público do Quartel do Regimento de Artilharia, 40 anos depois do 25 de abril. António Jorge Pacheco, diretor Artísitico e de Educação da Casa da Música acrescenta que o Fado, o Vinho do Porto e a Serra do Pilar são Património da Humanidade e por isso é importante celebrá-los.

Cais do Fado: Cartaz Completo

Cais de Gaia – A partir das 18h: Rui Oliveira, Helena Sarmento, António Laranjeira, Micaela Vaz, Cláudia Madur, Alexandra Guimarães, Rita Ruivo, Diogo Aranham Com Tradição

Serra do Pilar – A partir das 22h:
24 de Julho – Gisela João
25 de Julho – Mariza
26 de Junho – Cristina Branco & Camané com Orquestra Sinfónica do Porto da Casa da Música

“Gaia não tem problemas identitários com a palavra Porto”

Eduardo Vitor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia explicou aos jornalistas que a região norte “precisa de impulsos” e que “não faz sentido que Porto e Gaia estejam de costas voltadas”.

O festival é uma parceria com a Casa da Música e por isso a Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto vai subir ao palco com Cristina Branco e Camané. Eduardo Vitor Rodrigues assume que Vila Nova de Gaia “tem muito a ganhar com a marca portuense”, e garante que a cidade “não tem problemas identitários com a palavra Porto”.

Delfim Sousa explicou à imprensa que não foi por acaso que Gaia foi a cidade escolhida, pois surge “no sentido de internacionalizar o evento”. “A repetição do evento vai depender do sucesso desta edição e da continuação do apoio Programa Operacional regional do Norte”, esclarece Paulo Sarmento, diretor geral da Casa da Música. A entrada é livre até ao limite de lugares disponíveis.