Com o objetivo de premiar o melhor portfólio de Fotografia Contemporânea 2014, a 5.ª edição do prémio de Fotografia “emergentes dst” é uma iniciativa do grupo dst (uma construtora bracarense chamada Domingos da Silva Teixeira), organizada pelo Festival Encontros da Imagem.

Os fotógrafos participantes terão a oportunidade de apresentar o seu trabalho a comissários, galeristas e editores especializados, promovendo a sua obra. Além disso, cada artista vai receber um feedback fundamentado sobre o trabalho que apresenta, o que lhe poderá abrir portas para projetos futuros.

Para se candidatar basta submeter online um projeto fotográfico que não exceda as 20 imagens (preto e branco ou cor). O portfólio deverá ser original e recente e deve ser enviado até ao dia 15 de agosto de 2014. O interesse, a originalidade e a coerência dos projetos são os pontos em análise.

Um comité especializado vai depois escolher 80 autores que serão convidados a submeter os seus trabalhos a análise de especialistas e críticos de fotografia e artes visuais. Os finalistas serão informados dos resultados até ao dia 1 de setembro.

O Prémio de Fotografia “emergentes dst” consiste no valor monetário de 7500 euros e uma exposição individual no Festival de Encontros da Imagem de 2015.

O vencedor desta edição será conhecido no dia 20 de setembro, numa cerimónia que decorre no Theatro Circo, em Braga, onde estarão expostas as fotografias dos 20 finalistas selecionados pelo júri.

Para mais informações sobre as candidaturas pode consultar o regulamento aqui.