O edifício da Alfândega do Porto foi considerado o melhor espaço para “reuniões e conferências” da Europa, pela revista especializada em negócios Business Destinations. O edifício histórico portuense ganhou o prémio destinado a encontros de menor dimensão, enquanto o Excel Center, em Londres, ganhou o galardão destinado a grandes conferências. Organizados pela revista Business Destinations, os Business Destinations Travel Awards são entregues nesta quinta-feira.

Centro de Congressos Alfândega do Porto

Construído há 150 anos, o edifício da Alfândega do Porto é um dos maiores e o melhor centro de congressos do país. É o local ideal para eventos empresariais, científicos, culturais e comerciais. Com 22 salas espalhadas por cerca de 40 mil metros quadrados, o espaço ocupa um lugar privilegiado na Cidade do Porto, já que se situa perto de centros culturais e económicos, universidades e vários locais turísticos da região entre Douro e Minho. Também o aeroporto do Norte, com uma localização central entre a América e Europa, torna o Centro de Congressos da Alfândega do Porto um local atrativo para a realização de eventos nacionais e internacionais.

A escolha feita por peritos de turismo e negócios e editores da revista surpreendeu a instituição, neste que é mais um prémio a somar a outros que o Porto tem recebido, entre eles, o título de Melhor Destino Europeu do Ano 2014. Com 22 salas, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto consegue receber entre três a quatro mil pessoas.

A competir com a Sala de Congressos do Porto estavam os centros congéneres de Dusseldorf, de Genebra e de Munique. Segundo a plataforma online da revista Business Destinations, os critérios de escolha foram: a qualidade e variedade de serviços, a relação qualidade preço, a presença na Internet, as práticas de sustentabilidade e consciência ambiental, o serviço ao cliente e a visão de negócios.

A publicação especializada internacional refere as qualidade arquitetónicas do edifício, a proximidade ao Rio Douro, a classificação pela UNESCO de toda a zona histórica, a reabilitação e diversidade da oferta hoteleira, as acessibilidades e a rede de metro e autocarros.