É oficial: chegou o verão. O solstício de dia 21 de junho marcou o primeiro dia da estação que leva milhares de pessoas a procurar atividades para domingos solarengos.

Por isso mesmo, o timing do anúncio de mais um Super Bock Porto Sunday Sessions, que decorrerá todos os domingos, de 13 de julho a 5 de outubro, não poderia ser mais apropriado. A terceira edição do festival de música contará com mais de 50 horas de música, 13 DJs sets e 13 concertos, que constituem a grande novidade da edição.

Das 16h ao pôr do sol, portuenses e turistas poderão assistir a uma fusão entre natureza, música contemporânea e arquitetura, a custo zero. O festival, que trará “de volta os músicos aos coretos”, terá lugar em três jardins diferentes, que vão variando consoante o mês. Em julho, o palco será no Jardim do Passeio Alegre, em agosto no Jardim de São Lázaro e em setembro e no início de outubro no Parque da Cidade.

Os músicos no festival

Os primeiros a iniciar as sessões de música aos domingos serão os Heart Invaders e Pedro Botelho vs Luisinho Botelho DJ set. Nomes como The Lazy Faithful, Gobi Bear e Mocho fazem também parte do cartaz de concertos, enquanto Jorge Romão, dos GNR, é um dos 13 DJs anunciados, com atuação marcada para 14 de setembro.

Os mentores do festival, Bernardo Cabral Meneses e Pedro Cutileiro, pretendem fazer dele “uma referência no panorama de festivais de música emergente nacional”. Gratuito, ao ar livre e com artistas pouco conhecidos pelo grande público. Bernardo diz terem optado por “bandas que se queiram dar a conhecer”, capazes de surpreender os que passarem pelos jardins.

O Porto Sunday Sessions vai já na terceira edição e até hoje não teve problemas com falta de civismo por parte do público, como aconteceu este ano no Meo Out Jazz, em Lisboa. Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, o festival portuense tem conseguido assegurar a limpeza dos espaços, ao colocar, nas datas do evento, vários caixotes do lixo nos jardins.