O Edifício AXA vai receber, a partir desta sexta-feira, um conjunto de exposições e outras iniciativas dedicadas à fotografia.

Uma exposição retrospetiva sobre a obra do fotógrafo francês, Henri Cartier-Bresson, será o elemento central do ciclo. Intitulada “L’imaginaire d’après nature”, a exposição abre dia 27 de junho, às 22 horas. Estarão expostas 54 fotografias originais do fotógrafo já falecido, que é considerado por muitos o pai do fotojornalismo e que testemunhou e capturou muitos momentos históricos do século XX.

A exposição “A encenação do quotidiano”, que vai ser inaugurada também dia 27 de junho, junta vários artistas, que propõem outros artistas: Fátima Lambert (Gabriela Machado, Graça Pereira Coutinho e Samuel Rama), Gabriela Vaz-Pinheiro (Catarina Botelho), André Cepeda (Tiago Afonso), Paulo Catrica (Pedro Bandeira), Carlos Lobo (Rogério Martins, Hugo R.Costa e Cláudio Reis), Guy Amado (Wagner Morales e Teresa Luzio) e Tiago Casanova (Pedro de Passos). As obras, que passam por instalações, fotografia, vídeo, multimédia, entre outros, resultam de uma “reflexão sobre a fotografia contemporânea”.

Projeto Troika está a angariar fundos

Os autores do projeto são Adriano de Miranda, António Pedrosa, Bruno Simões Castanheira, José Carlos Carvalho, Lara Jacinto, Paulo Pimenta, Pedro Neves, Vasco Célio e Rodrigo Cabrita. O coletivo está, neste momento, a desenvolver uma campanha de crowdfunding para reunir financiamento para publicar um livro e um filme. Até agora angariaram cerca de 10.500 euros (71% do objetivo final).

A inauguração da exposição “Projecto Troika, em construção” é dia 12 de julho, às 22 horas, e vai contar com a presença dos autores das fotografias em exposição. O grupo de oito fotógrafos e um realizador que lançou o Projeto Troika, descreve a exposição como “nove olhares, nove fragmentos de um país que mudou”. “Nesta exposição vamos dar ao público parte da construção do nosso trabalho. Experimentamos, numa perspetiva em work-in-progress, um trabalho inacabado e que só conseguiremos levar a bom termo se a sociedade quiser”, explicam os autores.

A exposição contará ainda com a participação de vários artistas convidados que irão expor trabalhos desenvolvidos a partir do conceito do projeto. A par das exposições, o Edifício AXA vai acolher várias atividades paralelas, relacionadas com a temática do ciclo: o colóquio “O Efeito de Veracidade da Imagem Fotográfica”, a visita guiada “Instante decisivo – Inconsciente Fotográfico”, os workshops “Caixas de Luz” e “Banco de Imagens: Serviços e Direitos de Autor” e ainda várias oficinas no Instituto Português de Fotografia.