Com mais de 115 anos de história profana, as festas em honra de S. Sebastião são consideradas as melhores festas populares de verão. Os primeiros nomes do cartaz deste ano já foram revelados e são de luxo. Buraka Som Sistema, Blind Zero, Azeitonas com António Zambujo, Ana Moura, Octa Push, Ninja Kore, Beat Bombers e Throes / The Shine são alguns dos artistas que a organização apresenta para a edição de 2014, que tem lugar, de 4 a 15 de julho, em Freamunde.

O primeiro dia das Sebastianas conta com a atuação dos Throes / The Shine. No dia 10 de julho os Blind Zero, que comemoram 20 anos de carreira, são cabeça de cartaz. No dia 11 de julho, os Galandum Galundaina (grupo de música tradicional mirandesa) fazem a ligação entre a antiga geração de músicos e a geração mais jovem. A 12 de julho atua Ana Moura, fadista internacionalmente reconhecida.

No quarto dia das Sebastianas decorre a atuação dos Buraka Som Sistema. No dia 14 de julho poderá assistir-se à marcha alegórica com gigantones e cabeçudos, grupos de samba, artes circenses, carros alegóricos e grupos de animação. Por fim, o último dia (15 de julho) conta com o concerto dos Azeitonas, em conjunto com António Zambujo.

Outra grande atração do evento são os fogos de artifício, planeados e executados por várias empresas de pirotecnia. Brevemente serão revelados outros artistas que farão parte da programação diária das Sebastianas 2014. Do pop ao popular, os estilos musicais são variados e as surpresas também.