A abertura do festival, já esta sexta-feira, 27 de junho, fica a cargo da pianista Yulianna Avdeeva, expoente de escola pianística russa e vencedora do 16.º concurso Fryderyk Chopin. No dia seguinte, o Festival Internacional de Música de Espinho (FIME) sai à rua e recebe Septeto, de Juan Carmona no Parque João de Deus. O guitarrista e compositor é um dos grandes compositores e guitarristas do flamenco atual.

Já em julho, no dia 3, será tempo de ouvir o Brodsky Quartet, com uma interpretação que vai desde o clássico, ao contemporâneo e ao romântico. A performance conta ainda com a atuação de dois compositores menos experimentados nas salas de concertos: o polaco Andrzej Panufnik e o norueguês Henning Kraggerud. Dia 6 é dedicado à violinista Isabelle Faust, na sua visão de Bach, acompanhada pelo cravista Kristian Bezuidenhout, que também tocará a solo.

O FIME promete trazer à cidade de Espinho momentos de humor e boa disposição, o que deverá acontecer no dia 10 de junho, com a atuação dos Berlin Comedian Harmonists, uma versão moderna do grupo vocal de Berlim que fez furor na Alemanha entre 1928 e 1934.

No dia 11 de julho o FIME volta a sair do Auditório de Espinho para um concerto em que se poderá ouvir um instrumento que raramente se toca nas salas de concerto: o violoncello da spalla. Sergey Malov é o deste instrumento, que com a sua fina musicalidade vai partilhar emoções num ambiente inspirador da Capela de Nossa Senhora da Ajuda.

Presença assídua no FIME é a Orquestra Gulbenkian, dirigida por Pedro Neves. Este ano o grupo traz no dia 17 de julho as “Metamorfoses”, de Richard Strauss, uma grande obra do reportório alemão. O dia seguinte é de Remix Ensemble Casa da Música, que transporta para uma viagem musical pela Europa do século XX.

No final de julho passam ainda pelo FIME nomes como Richard Bona, Carel Kraayenhof ou Rui Pinheiro a dirigir a Orquestra Clássica de Espinho. O programa do festival pode ser consultado na página oficial do evento e a informação sobre o preço dos bilhetes está também disponível no site. Alguns espetáculos são gratuitos.